sábado, 26 de dezembro de 2009

VERDADEIRO AVIVAMENTO.


O que está sendo chamado de avivamento hoje em dia nas nossas igrejas pentecostais é verdadeiramente o avivamento aos moldes bíblicos? Tem muita gente que acha que é, e que do jeito que está sendo feito está bom demais, porém, em contrapartida há aqueles que são da opinião que o que estão fazendo por aí é apenas barulho e emocionalismo.
Antes de discorrermos sobre avivamento propriamente dito é necessário dizer o óbvio: não existe avivamento sem a presença de Deus.
Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles.
Então basta ter dois ou três reunidos que já é o suficiente para ter a presença de Deus e estarmos mais perto de termos um avivamento? Analise os próximos versículos ainda em Mateus 20...
15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;

16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Os versículos acima que antecedem o versículo 20 (que fala de dois ou três) falam de união, comunhão, de perdão, ou seja, não basta ter dois ou três reunidos em nome de Deus para o Senhor estar presente entre eles (a revelação bíblica é progressiva), o que na verdade confere a presença do Todo-poderoso é ter dois ou três reunidos em nome de Deus e que estajam em comunhão entre si. Pois, não adianta nem ter mil reunidos se eles estiverem com raiva no coração, raiz de amargura, falta de perdão, etc.
Na minha, sem muita importância, opinião só pode haver avivamento em uma igreja onde haja comunhão entre seus membros, ou o que acontecerá nela não passará de emocionalismo.
Um dia desses entrei em uma barbearia de um barbeiro que é crente de uma igreja tradicional e me interessei por um livro que falava sobre avivamento. Cheguei até a pensar que para quem é pentecostal o avivamento só acontece se houver linguas estranhas, revelação, profecia, cair no poder e outras coisas mais, e se entre os tradicionais isso não acontece, pelo menos nos moldes dos pentecostais, então o que seria avivamento para o autor daquele livro?
Nas poucas linhas que pude observar vi um pouco do que eu acredito ser as características de um verdadeiro avivamento bíblico.
Ou seja, não existe avivamento sem a Palavra - a viva Palavra de Deus. Foi comunicado ao rei Josias que tinha sido achado no templo em ruínas um livro que ele precisava observar, e quando o referido rei chegou a conclusão que era o livra da lei (a Bíblia para os Judeus), Josias rasgou as suas vestes dando início a um avivamento na nação. Também podemos citar o caso de Jonas que foi pregar (a Palavra) em Nínive levando aquela cidade a crer e consequente conversão de todos os seus habitantes, logo aconteceu um avivamento entre os ninivitas. Enfim, poderíamos citar outras passagens bíblicas que demonstram que avivamento sem a Palavra é inadimissível e impossível.
Já introduzi nas linhas acima que sem amor entre os membros da igreja local também fica muito dificil de acontecer um avivamento nela. Não haverá a totalidade do mover de Deus se entre os irmãos estiver acontecendo pinimbas, disse me disse, etc. se quiser operações de maravilhas é preciso de unanimidade do coração, pois foi assim na igreja primitiva que tinham tudo em comum, se amavam, doavam suas propriedades para o bem estar do próximo e o Senhor acrescentava aqueles que deveriam ser salvos. O Senhor opera onde os irmãos se respeitam.
Perdão: não há avivamento onde não há perdão. A raiz de amargura (presente aonde não há perdão) é extremamente contagiosa, nos garante as Escrituras, e alguém amargurado, ou seja sem pedir perdão ou liberá-lo, consegue contagiar um série de pessoas. Quanto mais rápido os irmãos chegarem a um acordo menos a congregação dos justos sofrerá danos da falta de comunhão. E em havendo comunhão aumenta consideravelmente a "incidência" de avivamento, como foi dito mais acima.
Enfim, acho que já deu mais ou menos, para os leitores me entenderem que não é só porque alguns profetizam, outros falam em línguas, outros sapateiam, que o avivamento está a todo vapor. Não precisamos nos preocupar em buscar um avivamento, pois, ele vem quando estamos todos unidos em um só coração e buscando um mesmo objetivo que é o céu.



2 comentários:

Rodrigo Cesar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Cesar disse...

Show de bola o texto.
Realmente dá um excelente parecer sobre o que é um verdadeiro avivamento. Hoje faço parte da Comunidade Evangélica Restaurando Vidas em Cristo, onde o pastor Jorge Wanderlei, sempre nos orienta, em suas excelentes pregações (pela misericórdia de Deus), a estarmos em comunhão com os irmãos, á liberarmos e pedirmos perdão, para realmente podermos caminhar em Paz. O avivamento só acontece quando todos estamos limpos diante de Deus e de nós. A palavra que nos liberta e nos ensina.
Deus lhe abençoe.
Paz.
Até os próximos posts.
Té.

COMENTEM AS POSTAGENS.

Sejam Muiiiitooo bemvindos meus amigos(as). Desfrutem desse meu projeto para propagação do evangelho! CONTATOS : 21 27204502 ou 9 7230 2558.
VOTEM NA ENQUETE!!!!!!

O MURAL ESTÁ NO AR. DEIXE SEU RECADO.

VOCÊ TRABALHA NA SUA IGREJA?

Essa Cara é Bom Mesmo, Não Acha?!?!?!

Essa Cara é Bom Mesmo, Não Acha?!?!?!
Sem acusações, porém, ainda fico com a opinião que todo poder foi conquistado por Jesus na cruz e não pelo homem. Portanto glória só pra Jesus!!!!!

Todos Contra a Dengue!!!!!!!!!!!!!!!

Todos Contra a Dengue!!!!!!!!!!!!!!!
Pra combater a epidemia de Dengue só orando e fazendo campanha mesmo...hehehehehehe