quinta-feira, 19 de junho de 2014

MEDO - O paralizador de projetos

Mateus 14. 22-33
E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

Todos nós sabemos que o medo é necessário para a nossa sobrevivência. Já pensou se não tivéssemos medo de cobra, por exemplo, o que aconteceria? Seríamos picados certamente.
Porém, o medo deve ser controlado. E ser não for comedido ele nos transformará em seus servos, nos paralizará, e daí por diante não estaremos mais ápitos a prosseguir em nossos projetos.
O texto, acima, é um exemplo clássico para ilustrar o que está sendo dito e dele podemos tirar as seguintes sentenças:
1 - O medo nos traz insegurança e nos faz esquecer de nossas principais habilidades.
O Apóstolo Pedro era um pescador de extrema experiência e, portanto, era mais do que natural que soubesse nadar,  nado era uma de suas características mais marcantes. Entretanto, quando ele sentiu medo começou a afundar. Ele "esqueceu" que sabia nadar, sua principal característica foi anulada pelo temor e se não fosse a mão salvadora do Senhor Jesus ele teria sucumbido em meio ao mar revolto.
Enquanto tivermos um medo acima do aceitável nossas habilidades serão tolhidas e não conseguiremos avançar ao encontro de nossos sonhos.
Não adianta um jogador de futebol ter uma habilidade invejável se na hora de bater um pênalti ele ficar com medo do goleiro adversário, porque, se assim for certamente perderá a cobrança.
2 - O medo faz parecer que Deus está sempre atrasado.
Lemos na passagem supracitada que Jesus chegou na quarta vigília da noite, ou seja, entre 3h e 6h da manhã. No caso da morte de Lázaro chegou no quarto dia depois do sepultamento.
João 11:17 Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura.
O medo faz parecer que estamos sem quem nos socorra. Faz-nos acreditar que Deus se esqueceu de nós, que não temos mais saídas, etc.
Mas Deus não vem em nosso socorro dentro do tempo que nós estabelecemos, mas sim, dentro da expectativa criada por Ele mesmo para glorificação do Seu nome.
Êxodo 11:4Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito;

Mateus 25:6Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

Atos 16:25E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
Todos os três textos citados imediatamente acima tem como característica comum a expressão "meia-noite".
Essa expressão simboliza o final de um período, o limite de tempo para o acontecimento de qualquer fenômeno. Não tenha medo se Deus parece estar atrasado para vir em seu socorro, aí vem a meia-noite, ou seja, o término de um período e consequentemente o início de outro, de paz!!!!
3 - O medo nos faz ignorar a benção
O Mestre vinha andando por sobre as águas, porém, os discípulos atônitos no barco pensaram que era um fantasma. O medo turba nossa visão fazendo com que não vejamos aquilo que está óbvio em nossa frente.
Quem mais teria o poder sobrenatural de andar sobre o mar além de Jesus? O Senhor já tinha dado provas suficientes a seus discípulos do seu poder e domínio sobre a natureza, então não teriam motivo para acreditarem em outra coisa.
Mas o medo é assim mesmo, nos faz cegos ante as maravilhas realizadas pelo nosso Senhor em nossas vidas a ponto de pensarmos ser um "fantasma" quando é Ele com sua mão forte e seu braço poderoso.

O que está te trazendo medo agora?!?!?! Confie em Jesus, pois, Ele te chama e diz: VEM ANDE SOBRE AS ÁGUAS!!!
Não recuse a proposta do Mestre dos mestre.
 


 

Nenhum comentário:

COMENTEM AS POSTAGENS.

Sejam Muiiiitooo bemvindos meus amigos(as). Desfrutem desse meu projeto para propagação do evangelho! CONTATOS : 21 27204502 ou 9 7230 2558.
VOTEM NA ENQUETE!!!!!!

O MURAL ESTÁ NO AR. DEIXE SEU RECADO.

VOCÊ TRABALHA NA SUA IGREJA?

Essa Cara é Bom Mesmo, Não Acha?!?!?!

Essa Cara é Bom Mesmo, Não Acha?!?!?!
Sem acusações, porém, ainda fico com a opinião que todo poder foi conquistado por Jesus na cruz e não pelo homem. Portanto glória só pra Jesus!!!!!

Todos Contra a Dengue!!!!!!!!!!!!!!!

Todos Contra a Dengue!!!!!!!!!!!!!!!
Pra combater a epidemia de Dengue só orando e fazendo campanha mesmo...hehehehehehe